sábado, 31 de janeiro de 2009

Super Bowl e 50 anos.

Hoje decidi fugir um pouco o assunto futebol. Quer dizer, em parte, pois o assunto principal do post é futebol, só que o da bola oval: Amanhã ocorre em Tampa Bay, nos E.U.A. o Super Bowl XLIII (43), a grande final da NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos. É provável que a maioria dos brasileiros nunca tenha ouvido falar a respeito desse evento, então é importante ressaltar que seu público supera ao da final da Copa Do Mundo, sendo transmitido para mais de 200 países, em mais de 30 línguas diferentes. Toda a América (enquanto país) para para assistir o momento esportivo mais importante do ano para eles, com direito a show de grandes artistas no intervalo, mais de 3 milhões de dólares por apenas 30 segundos de comerciais e ingressos custando na bilheteia 800 dólares, enquanto cambistas fazem seu preço em torno de 1600 dólares (antes da crise, ó preço médio era 2.200 dólares).
Esse ano temos, de um lado, o Pittsburg Steelers, 5 vezes campeão, do quarterback (princiapal jogador do time) Roethlisberger, equipe com a melhor defesa da liga, com destaques para James Harrinson e Troy Polamalu (respectivamente 1º e 5º melhores defensores da liga). Enfrentando-os está o sonhador Arizona Cardinals, time mais antigo da liga, porém sem nenhum título. Destaques para o veterano e já campeão quarterback Kurt Warner, que resurgiu das cinzas, e do espetacular Larry Fitzgerald, que fez uma temporada mediana, mais nos playoffs foi sensacional, batendo vários recordes e levando quase que sozinho sua equipe à final.
Vale a pena conferir, mesmo não entendo o esporte, é bacana. E, claro, assim começa, quem sabe você não se apaixona também pela bola oval?
Domingo, na ESPN, com abre o jogo começando às 20:00 e o jogo tendo início às 21:00.
Reprise no Bandsports, à meia-noite.

At last but no least, fica aqui minha homenagem à conquista do primeiro título mundial da seleção brasileira de basquete, que hoje faz 50 anos. A seleção, composta por grandes jogadores, destaque para os considerados os melhores da nossa história, Wlamir Marques e Amaury Passos, fez um campeonato quase impecável, vencendo todos, mas perdendo duas vezes para os soviéticos. Porém, por questões políticas, os soviéticos se recusaram a enfrentear Formosa e perderam todos os pontos da fase final, dando assim o título para o Brasil. Muitos podem dizer que só ganhamos no tapetão, mas independente disso, foi uma enorme conquista, de grandes jogadores, que abriu as portas para o basquete. Por isso, aqui fica minha singela homenagem, um parabéns e muito obrigado. E pra quem quiser saber mais, a ESPN Brasil transmite hoje, às 23 horas, o especial "Vitória na Guerra Fria".

Seleção

É, nosso matador Luís Fabiano sentiu o joelho, e está fora do amistoso contra a Itália. Pelo menos, se serve de consolo, Dunga cedeu à pressão e resolveu convocar o Amauri, só restando a liberação da Juventus para confirmação de que o disputado atacante jogará com a Amarelinha, e não com a Azurra. Conhecendo nosso técnico, é provável que, se o Amauri tiver a felicidade de jogar, seja perto do fim. Mas de antemão sabe-se que esse será um jogador que receberá muitas críticas, pois apesar de apresentar qualidade, não faz o estilo brasileiro. Pouca habilidade, grandahão, porém matador e muito brigador. Com paciência e menos preconceito, tem tudo pra render na seleção.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Tentando resumir as últimas semanas

Bom, a partir de agora, postarei notícias e curiosidades com essas conforme aconteceram, excessões feitas a coisas de anos atrás, mas resolvi postar antes algumas que não podiam passar batidas.

Muitas coisas aconteceram essas semanas. Primeiro, claro, falemos do Vasco e minha indignação. O lateral-direito Wagner Diniz, ao chegar no São Paulo, teve a audácia de dizer que chega “em um clube grande para apagar do meu currículo esse mancha do rebaixamento”. Mancha essa que ele só se esqueceu de dizer que, em parte, foi criada por ele nas últimas partidas não estar disposto a jogar, por jogadores como ele não terem se entregado de corpo e alma. E, se quer apagar essa mancha, permanecesse no Vasco. E tenha mais respeito com o clube que é sim grande, enorme, se não Eurico Miranda, maior ainda, e nunca precisou de ajuda, como o São Paulo, para ganhar títulos. E quem viu o “Redação Sportv” desse dia sabe que o Lédio Carmona compartilha dessa minha opinião.

Mudando de assunto, essa semana o glorioso Bayern de Munique, única equipe alemã com mais de 4 títulos, e tem quase 30, sapecou uma goleada de 5x1 no Stuttgart, pela copa da Alemanha. Mário Gomez, bom atacante da seleção alemã, fez o gol de honra, mas recebeu um comprimento meio estranho. Créditos para o blog "Bola nas Costas" (http://colunas.globoesporte.com/bolanascostas/)
http://www.youtube.com/watch?v=lXvHXLqicPs&eurl=http://colunas.globoesporte.com/brasilmundialfc&feature=player_embedded

E o Robinho? Acusação de Estupro, logo depois de deixar sem autorização (claro, senão não seria multado) a concentração do time. É fato que na Inglaterra, acusações de estupro contra jogadores são mais que freqüentes. Cristiano Ronaldo sofreu uma, e várias são falsas. Mas, ainda que seja, um jogador em fase ruim, se desentendendo com a diretoria, que trocou um dos maiores clubes do mundo pelo emergente Manchester City, não pode ser dar ao luxo de nem correr riscos de ser acusado.

Pra encerrar, coitado do Felipão. Se não fosse seu fiel escudeiro, Murtosa, Big Phil teria recebido uma bolada indigesta no aquecimento, no intervalo do Jogo contra o Middlesbrough, do Afonso Alves, que é melhor do que muitos pensam e falam. Ele não é aquele grandalhão, fixo na área, como o Dunga o escalou. Joga de segundo atacante, vindo de traz, como costuma fazer o Robinho. Na seleção, além de escalado na posição errada, ainda teve poucas chances que, ao meu ver, aproveitou melhor que o Vagner Love.

Seleção Brasileira

Salve gente, hoje vim aqui para fazer uma pequena análise da seleção brasileira, convocada esta segunda-feira pelo nosso “grande” técnico Dunga. Mas primeiro, claro, a lista propriamente dita. Lembrando que só foram chamados jogadores do exterior devido ao início de temporada aqui no Brasil, então não incluirei jogadores que aqui atuam ao falar de uma melhor opção para a posição.

Goleiros – Julio César e Doni
Laterais – Maicon e Daniel Alves (direita), Adriano e Marcelo (esquerda)
Zagueiros – Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva
Volantes – Gilberto Silva, Josué, Anderson, Felipe Melo
Meias – Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Elano e Júlio Baptista
Atacantes – Adriano, Robinho, Luís Fabiano e Alexandre Pato

Goleiros: Talvez o melhor da convocação. Duas boas escolhas. Julio é o melhor goleiro brasileiro, e ainda está em boa fase. Doni causou uma péssima impressão na Copa América, mas quem vê o campeonato italiano sabe da sua grande qualidade.
Zagueiros: Três escolhas mais do que acertadas. Lúcio não é nada excepcional, mas ainda tem qualidade para estar entre os 22. Juan e Thiago Silva grandes zagueiros, acho até que deveria ser a dupla titular. Luisão é bom, mas não tenho certeza de que está a frente do Alex, do Chelsea ou Breno do Bayern de Munique.
Lateral-direita: Daniel Alves merece ser titular tem algum tempo. Maicon não é ruim, mas prefiro muito mais o Cicinho, da Roma.
Lateral-esquerda: Marcelo também merece a bastante tempo a titularidade. Como o horroroso Kléber e o bom Juan não foram chamados, a escolha por Adriano me parece acertada. Ele vinha já merecendo uma chance, mas temos que ver se vai render.
Volantes: Sinceramente, não cheguei a ver jogos suficientes do Felipe Melo para dizer qualquer coisa dele. Essas apostas do Dunga geralmente são ruins, mas só ouço coisas boas do jogador, então é esperar para ver. Tudo bem que os grandes volantes que aqui atuam não foram chamados, mas chega a ser irritante a constante convocação de Josué e Gilberto Silva. Além de muito ruins, vão contra a mentalidade de renovação que o técnico tanto citou como base. Anderson precisa de um pouco mais de experiência, parece meio nervoso em campo, mas é bom e só jogando que aprenderá. Mas poderíamos ter Lucas (Liverpool) e Zé Roberto (Bayern de Munique).
Meias: Sinceramente, não gosto muito do Kaká, que ainda não vem nas suas melhores fases, mas por diversos motivos ele deveria ser convocado. Elano já provou ter um nível inferior ao da seleção, e consegue a proeza de ser reserva no fraco Manchester City. Acho que ainda não é a hora de convocarmos Ronaldinho. Podem dizer que faz gol, mas foram muitos de pênalti. E nos jogos do Milan que vi, não fez absolutamente nada. Júlio Baptista jogou bem nas últimas rodadas, tem alguma qualidade, mas é impressionante a sua irregularidade. Já que seleção é momento, e vários “trintões” figuram na lista, seria ótimo dar uma chance aos esquecidos Juninho Pernambucano (Lyon) e Alex (Fenerbahce), fora outros de que não me lembro agora mas podem brigar por esse lugar.
Atacantes: Pato, titular do Milan, artilheiro do time, jogando muito, mas do que merece estar aí. Luís Fabiano não é meu preferido, mas faz gol, também conquistou seu lugar. Agora, cadê o Amauri? Desde os tempos de Palermo, merecia uma vaga. A justificativa de Dunga foi que “convocá-lo logo contra a Itália poderia mexer com a cabeça dele, além de que, talvez por isso, não jogou bem as últimas 2 partidas”. Ora, 15 bons jogos, 2 ruins, e ele opta por Robinho que não joga uma partida decente desde o ano passado e Adriano, que ficou um mês sem nem aparecer e só voltou a brilhar nos último 2 jogos, mas já foi suspenso por dar um soco no adversário. Isso sem falar em outros bons nossos atacantes lá de fora. E como essas convocações devem se manter nas próximas convocações, quando jogadores do Brasil já serão chamados, esses erros só se agravarão, com peças como Nilmar por aqui.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Gol chorado

Encerrando esse primeiro dia, vejam esse vídeo no youtube, pra você se lembrar sempre que achar que seu time fez um gol chorado. Talvez não sejam os mais chorados, mas com certeza são incríveis, sendo o último marcado, tenho quase certeza, pelo nosso eterno ídolo Roberto Dinamite.
http://br.youtube.com/watch?v=Ex7Tkb2bOrk&feature=related

E aproveitando, 4 vídeos com defesas espetaculares, 3 bem famosas, a outra nem tanto. Pra quem acha que goleiro não é importante.
http://br.youtube.com/watch?v=DvszfjgLTcQ (Rodolfo Rodriguez)
http://br.youtube.com/watch?v=6zSGWpLkj8k (Rene Higuita)
http://br.youtube.com/watch?v=FuTfqEK45Bo (Godon Banks, na cabeçada do Pelé)
http://br.youtube.com/watch?v=rHV4M3DfS1g&feature=related

Pra começar bem.... mal

Salve, primeira postagem do blog, já começando bem, falando mal, claro, do Flamengo. Aliás, algo já frequente no nosso futebol, a famosa ajudinha. Sim, só pode ser em se tratando do clube mais ajudado do Brasil. Creio que todos tenham visto o lance absurdo, considerado até por jornalistas como um dos maiores erros do futebol, onde Victor Hugo, jogador do Friburguense, teve seu gol ridículamente mal anulado pelo bandeirinha, estando atrás da bola e atrás de 3 jogadores do rubro-negro, sendo a quase 5 metros de distância de um deles. A arbitragem do Rio pode ser fraca, mas até um cego marcava esse impedimento. Lamentável. Falando nisso, hoje o mais ajudado já venceu, segundo o site globoesporte.com, devido a lances duvidosos. Aí fica difícil de competir.