sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Seleção Brasileira

Salve gente, hoje vim aqui para fazer uma pequena análise da seleção brasileira, convocada esta segunda-feira pelo nosso “grande” técnico Dunga. Mas primeiro, claro, a lista propriamente dita. Lembrando que só foram chamados jogadores do exterior devido ao início de temporada aqui no Brasil, então não incluirei jogadores que aqui atuam ao falar de uma melhor opção para a posição.

Goleiros – Julio César e Doni
Laterais – Maicon e Daniel Alves (direita), Adriano e Marcelo (esquerda)
Zagueiros – Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva
Volantes – Gilberto Silva, Josué, Anderson, Felipe Melo
Meias – Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Elano e Júlio Baptista
Atacantes – Adriano, Robinho, Luís Fabiano e Alexandre Pato

Goleiros: Talvez o melhor da convocação. Duas boas escolhas. Julio é o melhor goleiro brasileiro, e ainda está em boa fase. Doni causou uma péssima impressão na Copa América, mas quem vê o campeonato italiano sabe da sua grande qualidade.
Zagueiros: Três escolhas mais do que acertadas. Lúcio não é nada excepcional, mas ainda tem qualidade para estar entre os 22. Juan e Thiago Silva grandes zagueiros, acho até que deveria ser a dupla titular. Luisão é bom, mas não tenho certeza de que está a frente do Alex, do Chelsea ou Breno do Bayern de Munique.
Lateral-direita: Daniel Alves merece ser titular tem algum tempo. Maicon não é ruim, mas prefiro muito mais o Cicinho, da Roma.
Lateral-esquerda: Marcelo também merece a bastante tempo a titularidade. Como o horroroso Kléber e o bom Juan não foram chamados, a escolha por Adriano me parece acertada. Ele vinha já merecendo uma chance, mas temos que ver se vai render.
Volantes: Sinceramente, não cheguei a ver jogos suficientes do Felipe Melo para dizer qualquer coisa dele. Essas apostas do Dunga geralmente são ruins, mas só ouço coisas boas do jogador, então é esperar para ver. Tudo bem que os grandes volantes que aqui atuam não foram chamados, mas chega a ser irritante a constante convocação de Josué e Gilberto Silva. Além de muito ruins, vão contra a mentalidade de renovação que o técnico tanto citou como base. Anderson precisa de um pouco mais de experiência, parece meio nervoso em campo, mas é bom e só jogando que aprenderá. Mas poderíamos ter Lucas (Liverpool) e Zé Roberto (Bayern de Munique).
Meias: Sinceramente, não gosto muito do Kaká, que ainda não vem nas suas melhores fases, mas por diversos motivos ele deveria ser convocado. Elano já provou ter um nível inferior ao da seleção, e consegue a proeza de ser reserva no fraco Manchester City. Acho que ainda não é a hora de convocarmos Ronaldinho. Podem dizer que faz gol, mas foram muitos de pênalti. E nos jogos do Milan que vi, não fez absolutamente nada. Júlio Baptista jogou bem nas últimas rodadas, tem alguma qualidade, mas é impressionante a sua irregularidade. Já que seleção é momento, e vários “trintões” figuram na lista, seria ótimo dar uma chance aos esquecidos Juninho Pernambucano (Lyon) e Alex (Fenerbahce), fora outros de que não me lembro agora mas podem brigar por esse lugar.
Atacantes: Pato, titular do Milan, artilheiro do time, jogando muito, mas do que merece estar aí. Luís Fabiano não é meu preferido, mas faz gol, também conquistou seu lugar. Agora, cadê o Amauri? Desde os tempos de Palermo, merecia uma vaga. A justificativa de Dunga foi que “convocá-lo logo contra a Itália poderia mexer com a cabeça dele, além de que, talvez por isso, não jogou bem as últimas 2 partidas”. Ora, 15 bons jogos, 2 ruins, e ele opta por Robinho que não joga uma partida decente desde o ano passado e Adriano, que ficou um mês sem nem aparecer e só voltou a brilhar nos último 2 jogos, mas já foi suspenso por dar um soco no adversário. Isso sem falar em outros bons nossos atacantes lá de fora. E como essas convocações devem se manter nas próximas convocações, quando jogadores do Brasil já serão chamados, esses erros só se agravarão, com peças como Nilmar por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário