domingo, 19 de abril de 2009

Primeiro campeão europeu

Hoje, o AZ Alkmaar se sagrou o primeiro campeão nacional de um campeonato importante da europa. A qualidade do futebol praticado na Holanda é discutível, mas o país ainda abriga bons jogadores e não pode ser ignorado.Ontem, o AZ foi surpreendentemente derrotado pelo Vitesse, mas acabou sendo favorecido pelas derrotas dos únicos perseguidores, Twente e Ajax. Uma curiosidade é que, em 3 dos últimos 4 campeonatos, o jogo do título do PSV foi contra o mesmo Vitesse que, mesmo ganhando, agora tem o mérito de ter decidido 4 dos últimos 5 campeonatos. Com 3 rodadas de antecedência, a segunda vaga para a Liga dos Campeões e as duas da Copa da Uefa seguem abertas. Hoje, se classificariam respectivamente Twente, Ajax e PSV.
Outra curiosidade: o AZ Akmaar havia sido o último campeão fora do "trio de ferro", formado pelos três grandes, Ajax, Feynoord e PSV. Essa conquista foi em 1981.
O técnico do AZ é o grande Louis van Gaal, que estava desaparecido do futebol, mas fez grande sucesso nos anos 90, por Ajax e Barcelona.

Ontem, semi-final do campeonato paulista. Desconsiderando o nervosismo normal de todo clássico, as coisas iam bem tranquilas. O Santos estava praticamente classificado, e Vágner Mancini resolve por Domingos em campo, para marcação individual sobre Diego Souza, jogador mais perigoso do Palmeiras. Os dois tem um desentendimento, ambos são expulsos. O zagueiro santista simula uma agressão, e deixa Diego Souza irado. O jogador parecia um monstro incontrolável, até que se desvencilhou do jogador que o prendia, e deu uma banda do adversário. Deve pegar alguns meses de suspensão, os quais metade serão convertidos em cestas básicas. Mas, para mim, não seria mal algo como 1 ano sem jogar futebol. Atitude lamentável, anti-desportiva, e um jogador que a tempos não faz um grande jogo. Diego começou a jogar pelo Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário