segunda-feira, 2 de março de 2009

Nottingham Forest

No futebol mundial, temos as grandes equipes: algumas nacionalmente, outras continentais e até mundiais. São equipe que até tiveram dias negros, mas escreveram uma brilhante história, de grande regularidade e títulos. Mas, da mesma forma que algumas dessas equipe tiveram épocas ruins, outras obtiveram períodos de estonteante sucesso. É claro que determinada equipe teve uma época de maior destaque, como o Flamengo nos anos 80, Ajax nos 70, etc. Glórias que suas equipes mais recentes não conquistaram, mas manteram um alto nível futebol. Só que vamos falar do caso oposto, as pequenas equipes que conquistaram grandes feitos. Já comentei dos efeitos recentes do dinheiro, aumento de maneira drástica os estados de Chelsea, Aston Villa, dentre outros. Mas, no final dos anos 70, entre os períodos de sucesso citados no exemplo acima, uma equipe da Inglaterra conseguiu algo fenomenal.
Fundado em 1865, o Nottingham Forest era uma pequena equipe inglesa, que frequentemente mudava e divisão, entre a primeira e a terceira. A equipe tinha apenas 2 Copas da Inglaterra como títulos expressivos quando, na temporada 77-78, conquistou o título do campeonato nacional e a Copa da Liga. Com isso, a equipe conquistou vaga para a Liga do Campeões da temporada seguinte. E, logo na primeira fase, seu bom time eliminou o atual bi-campeão Liverpool. Foi uma ascensão espetacular, que culminou com o título na vitória sobre o sueco Malmo, junto com uma Copa da Liga. E para quem pensou em sorte, no ano seguinte, ao vencer o Hamburgo na final, o time se sagrou bi-campeão da principal competição europeia, título que o gigante Arsenal até hoje persegue.
Mas, infelizmente para os torcedores, a alegria não durou muito. O Nottingham foi aos poucos caindo de produção. De lá para cá, a equipe só conquistou mais 2 Copas da Liga de títulos importantes. E a queda foi brusca. Hoje a equipe luta para se manter na segunda divisão, ao passo que, com o tempo, perde admiradores e fama, ficando cada vez mais esquecido. É o único campeão europeu que está atualmente na segunda divisão do seu país. Mas, até hoje, torcedores lembram desse fantástico momento de glória de uma pequena equipe que, por um tempo, foi gigante.

2 comentários:

  1. pequeno gigante
    ou gigante adormecido

    ResponderExcluir
  2. pequeno gigante Nottingham Forest com mais tradicao do que chelsea e esta esquecido gigante injeta dinheiro nottinham que surja um roman abramovith

    ResponderExcluir