domingo, 1 de março de 2009

Resumo do fim de semana

Fim de semana movimentado com títulos e clássicos. E devido ao número relativamente expressivo de mineiros, hoje começo a comentar o campeonato local.
Carioca: Final da Taça Guanabara. O Botafogo enfrentava a sensação Resende. Nunca se viu tanto botafoguense na rua. Parecia quando o Fluminense chegou na final da Libertadores, aquele típico torcedor de final. Num Maracanã com duvidosas 75.000 pessoas, o Resende começou dando trabalho. Mas num golpe de muita sorte, onde a zaga bateu cabeça, a bola sobrou para Reinaldo marcar. A partir daí, o time sentiu, e o Botafogo conseguiu segui tranquilo para fazer mais 2 gols, o terceiro em nova falha grotesca da zaga. O Alvinegro talvez até mereça o título, mas ainda joga mal.
Paulista: Os reservas do Palmeiras não tiveram maiores transtornos para vencer o fraco Guarani, que decepciona. O Corinthians jogou mal, mas conseguiu com muito suor empatar com o Marília. E no clássico, pouco brilho, jogo sem grandes lances. E quem levou a melhor foi o Santos, de certa forma resultado um tanto surpreendente.
Mineiro: Espero que os torcdores do Galo e da Raposa me perdoem, pois as informações desse torneio são um pouco escassas por aqui. Mas chega com entonação a goleada do Cruzeiro, por 4x1, 3 gols de Kléber. O time azul segue jogando bem, principalmente com seu bom ataque. Mas a atração foi a reestréia do lateral Sorín, ídolo do Cruzeiro e um jogador que, apesar de ser vascaíno, sempre admirei. Mas o Atlético não vem atrás. Parece ter finalmente se acertado e conseguiu vencer por 4x0, mostrando um belo futebol ofensivo.
Inglês: Final da Copa da Liga Inglesa, e o Manchester United conquista o primeiro de possíveis 4 títulos expressivos na temporada. A competição é uma espécie de "copa extra", o terceiro campeonato em importância do país, sem contar os internacionais. O jogo oi equilibrado e os "Red Devils" chegaram a ser pressionados em alguns momentos, mas venceram nos pênaltis. E, além disso, houve festa pela queda dos rivais. O Manchester City, rival da cidade, perdeu jogando novamente muito mal. Apenas Bellamy consegue fazer algo na apática equipe. O Chelsea acabou vencendo, no sufoco, o Wigan, que até tem um bom time. Guus Hiddink segue com 100% de aproveitamento frente ao time. Mas o Liverpool voltou a bobear e perdeu para o ex vice-lanterna Middlesbrough por 2x0, em um jogo até certo ponto inexplicavelmente equilibrado. O quarto colocado Aston Villa empatou com o fraco Stoke City, mas viu o Arsenal, adversário pela vaga na Champions League, empatar em 0x0 com o Fulham, e ver a vaga na competição européia mais distante.
Italiano: A Juventus fez o suficiente para bater o Napoli por 1x0. Já o Milan voltou a jogar mal e dessa ve nem Pato salvou, e a equipe perdeu para a Sampdoria por 2x1. No clássico, a Roma jogou mais, chegou a estar vencendo por 3x1, mas como quase sempre se acuou e permitiu o empate, caso que já se torna comum na equipe na capital e que irrita demais seus torcedores. Com isso, a Juventus passa a ter uma ponta de esperança de título, e a Roma perdeu a chance de finalmente chegar à quarta colocação, o mínimo para salvar a temporada.
Espanhol: O Real Madrid se aproxima perigosamente. Venceu sem sufocos o Espanyol por 2x0 e diminui a diferença para apenas 4 pontos para o Barça. Barcelona que, aliás, tem uma queda abrupta e inexplicável. 4 jogos sem vencer, 2 derrotas seguidas no Espanhol, e a equipe que batia recordes para a sorer uma pressão absurda para não perder um campeonato que era dado como ganho. Hoje, em um jogaço, perdeu de 4x3 para o bom e incrivelmente irregular Atlético de Madrid.
Alemão: Campeonato espetacular. O Bayern voltou a tropeçar, e a preocupação e perder o títuo ronda a equipe, que já está a 4 pontos do líder, Hertha Berlim, que foi o único dos líderes a vencer. A sensação Hoffenheim empatou por 0x0. O Hamburgo acabou perdendo para o Wolfsburg, que subiu e é a quinta equipe a entrar na briga pelo concorrido caneco.

Outras notícias do dia: o International Board negou as mudanças propostas na regra do futebol, menos duas: a possibilidade de o treinador permanecer o tempo que quiser na área técnica e os assistentes atrás do gol, como já ocorre no campeonato carioca. E o jornal alemão Bild põe o craque francês Franck Ribery no Bracelona na próxima rodada. Ótima contratação para os catalães e ruim para os bávaros, embora já se soubesse que a equipe não seguraria o jogador por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário