quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Copa da Uefa, Fred e Juventus

Dia movimentado no futebol mundial. Anúncios bons e ruins de grandes jogadores, e a repercussão do caso Amauri.
Comecemos então pela Copa da Uefa, dita a "segunda divisão da Europa". Esse ano, temos grandes times na disputa. E as surpresas começam no grande jogo da fase, Milan x Werder Bremen. O time italiano fez 2x0 mas depois disso parou em campo e deixou os alemães empatarem com dois gols do herói peruano Cláudio Pizarro. Como o jogo em Bremen tinha sido 1x1, o poderoso Milan foi eliminado por uma equipe sem muita tradição e detentora de decepções européias, como eliminação da atual edição da Champions League pelo Panathinaikos.
O Manchester City venceu o fraco Copenhague em casa por 2x1, dois gols do bom atacante Bellamy que chegou na última janela. O Ajax tenta voltar a ser grande e começa bem, eliminando a Fiorentina com certa dificuldade. Outro destaque foi a tranquila vitória do agora líder do alemão Hamburgo sobre o NEC. E o CSKA de Zico conseguiu vencer o Aston Villa na Rússia, por 2x0. O time de Vagner Love se aproveitou do pouco interesse inglês, focado no campeonato local e na classificação para a próxima Champions League. O Shaktar Donetsk ainda eliminou o Tottenham, mas não conseguiu o status de surpresa graças ao impressionante compatriota Metalist, que eliminou o Sampdoria sem tomar consentimento do adversário.

E parece que finalmente Fred chega no Brasil. Hoje o atacante rescindiu contrato com o Lyon, e está livre para assinar com o Fluminense. Só quem ganha é o bom futebol. Esperamos apenas que ele volte a jogar em bom nível, como nos tempos de Cruzeiro e início do período na equipe francesa. Nesse caso, seria a melhor contratação do Brasil na temporada, talvez nos últimos anos. Enquanto Ronaldo é uma incógnita total, Fred tem boa chance de, se estiver em condições físicas, apresentar um futebol até de seleção.

Confusão no caso Amauri. Ontem, o volante do Milan e da seleção italiana Gattuso disse que a Itália não precisa do atacante brasileiro. A resposta do atacante da Juventus foi "Não me interessa o que diz Gattuso". E agora, Lippi, convocando Amauri, evitará qualquer tipo de racha no elenco? Outro caso envolvendo naturalização de um brasileiro voltou à tona na Itália por esses dias. O regular meia da Roma Rodrigo Taddei, assim como Amauri, foi cedo para a "Bota" e construiu toda sua carreira lá. O jogador havia sido sondado por Lippi para jogar na Azzurra antes da Copa do Mundo, mas negou o pedido. Porém, o interesse no jogador teria voltado e ele se disse disposto a aceitar dessa vez.

E uma notícia triste repercutiu hoje no mundo: o craque checo Pavel Nedved anunciou que se aposentará no fim da temporada. É verdade que não estava no melhor da forma faz um tempo, mas ainda era um grande jogador. Ele disse que sente que é a hora de parar e pretende dar lugar aos mais novos. O cotado para assumir sua vaga é o brasileiro Diego, que já passou da hora de sair do Werder Bremen. Mais para frente, uma pequena homenagem à Nedved com um pouco da sua não tão conhecida história, deste espetacular jogador que nunca teve muita mídia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário