quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Grandes Jogos

Hoje se inicia algo que pretendo tornar frequente, uma série com grandes jogos, times e jogadores do passado. E, pra começar, aceitei alguns pedidos para falar sobre o mundial de clubes da FIFA de 2000.
A competição era para ter sido o primeiro mundial oficial da FIFA, mas não vingou. Os classificados foram os campeões continentais, mais o Corinthians, convidado pela CBF e o Real Madrid, atual campeão do até então mundial de clubes. Todos sabem que na final o Vasco foi superior mas, não conseguindo furar o bloqueio adversário, perdeu na disputa por pênaltis com Edmundo isolando a bola. Mas o grande jogo ocorreu na segunda rodada, pelo grupo B.
Maracanã, sol de 40º, enfrentam-se as duas grandes equipes, fora o Real Madrid: Vasco, com uma grande equipe, cuja base ganhara um brasileiro e uma Libertadores e ainda ganharia uma Mercosul e outro brasileiro; e o Manchester, campeão europeu, do Campeonato Inglês e da Copa da Inglaterra, tido quase por unanimidade como melhor time do mundo, com o craque David Beckham.
Começa o jogo, Beckham de manga comprida, para dar sorte. Isso em pleno verão carioca. O resultado foi um vistoso 3x1 para o Vasco, com 2 gols de Romário e um golaço de Edmundo, lembrado até hoje, e que ainda deixa o zagueirão Silvestre tonto. Butt descontou no fim. Gols da partida: http://www.youtube.com/watch?v=adc7trqYxS4
Ficha do jogo:
Data: 08.01.2000 (Sábado) às 18h15min.
Competição: 1º Campeonato Mundial de Clubes (1ª Fase - 2ª Rodada).
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Árbitro: Saad Kamel Mane (Kuwait), auxiliado por Hasseb Mohammed (Trinidad e Tobago) e Lavetala Siuamoa (Samoa Ocidental).
Público: 73.000 pagantes (rodada dupla). Renda: Não divulgada.
MANCHESTER UNITED: Bosnich, Gary Neville, Stam (Jordi Cruyff 26' do 2º), Silvestre e Irwin; Keane, Butt, Philip Neville e Giggs (Fortune 32' do 2º); Solskjaer (Sheringham, intervalo) e Yorke. Técnico: Alex Ferguson.
VASCO: Hélton, Jorginho (Paulo Miranda 24' do 2º), Júnior Baiano, Mauro Galvão e Gilberto; Amaral, Felipe, Juninho (Alex Oliveira 34' do 2º) e Ramon (Nasa 31' do 2º); Edmundo e Romário. Técnico: Antônio Lopes.
Gols: Romário (passe de Edmundo) 24' do 1º - Vasco 1 a 0.Romário (falha da defesa adversária) 26' do 1º - Vasco 2 a 0.Edmundo (passe de Gilberto) 43' do 1º - Vasco 3 a 0.Butt 36' do 2º - Vasco 3 a 1.
Cartões Amarelos: Sheringham 6' do 2º (Manchester United); Jorginho 14' do 2º, Junior Baiano 16' do 2º e Nasa 36' do 2º (Vasco).

Obs: Edmundo ainda é muito lembrado pelos pênaltis perdidos. Mas temos de lembrar a importância dele para o Vasco e que, como o próprio disse, "eu tenho certeza que acertei mais 90% dos meus pênaltis e, como todo jogador, eu erro, mas tive a infelicidade de errar quando não podia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário