segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Super Bowl

Foi ontem, a grande final so futebol americano. Quem viu, sabe que realmente, a grandiosidade do evento é absurda, ainda mais sendo tão pouco conhecido por aqui. Mas vamos ao jogo, que foi espetacular. No início, o favorito Pittsburg Steelers começou com tudo, avançando bem, parecendo que ia dar uma lavada no Arizona Cardinals. Mas não aproveitou bem sua chance, e o primeiro quarto se encerrou com apenas 3x0 no placar. No início do segundo quarto, os Steelers, comandados por Roethlisberger, manteram o ritmo, anotando rapidamente seu primeiro touchdown e fazendo 10x0. Mas quando tudo parecia perdido, eis que surge Kurt Warner, o veterano quarterback dos Cardinals, que com um grande avanço, marca em pouquíssimo tempo os primeiros 7 pontos do Arizona, diminuindo para 10x7 sua desvantagem. Na jogada seguinte, Roethlisberger lançou, mas foi interceptado pelo defensor do Arizona, a uma distância pequena da endzone (onde ocorre o touchdown). Porém, a 30 segundos do fim, Warner lança uma bola que ia nas mãos do recebedor, seria touchdown, não fosse James Harrison, melhor defensor da temporada, que interceptou a bola e, numa jogada espetacular de 100 jardas, ou seja, o campo todo, marca um touchdown para os Steelers, encerrando o primeiro tempo (segundo quarto) em 17x7. A arrancada dele, não acostumado a correr tanto, foi tamanha que o jogado se viu obrigado a pedir para usar o tubo de oxigênio.
Após um grande (e rápido) show de Bruce Sprigsteen, teve início o terceiro quarto, de certa forma decisivo. A campanha do Pittsburg pouco rendia graças a um ótimo trabalho da defesa do Arizona, que jogava muito, mas fazia uma quantidade absurda de faltas, dando aos Steelers quase 100 jardas no jogo e mais de 50 nesse avanço. Como os ataque de Pittsburg não é dos melhores, após o dobro de chances (devido à, advinha, uma falta), tudo que conseguiram foi um field goal, subindo o placar para 20x7, muito difícil de se conseguir virar. No últimio quarto, Kurt Warner decidiu ataca sem as habituais reuniões para decidir jogadas, e deu certo. O recordista Larry Fitzgerald, até então sumido e muito marcado, finalmente apareceu, e juntos ambos comandaram um grande avanço até o touchdown, deixando o placar em 20x14, e voltando ao jogo. Na jogada seguinte, o Pittsburg ia mal, e passou a ser a equipe que fazia muitas faltas. Quando seu quarterback entregou a bola para o grande Santonio Holmes, dando um grande passo para a vitória, sua equipe o deixou na mão, fazendo uma falta na própria endzone, resultando em touchback, 2 pontos mais a bola para o adversário. Agora o jogo, mais emocionante que nunca, estava 20x16. Com poucas jogadas, Kurt Warner lançou para Larry Fitzgerald, que correu 68 jardas para o touchdown, quebrando 2 recordes para ele e um para seu quarterback. O placar agora era de 23x20. Mas foi então que pareceu que o ataque do Pittsburg voltou a jogar como no primeiro quarto. Restando menos de 3 minutos, Roethlisberger lançou bonito para Santonio Holmes, ficando à 5 jardas do touchdown. Depois, o mesmo Santonio recebeu para fazer o touchdown da vitória, deixando o jogo em 27x23. O Arizona tinha apenas 39 segundos para fazer algo, tentou, mas não conseguiu, e ainda foi interceptado. Os Steelers venceram. Primeira equipe a vencer 6 títulos de Super Bowl, o segundo de "Big" Ben Roethlisberger, quarterback mais jovem da história a vencer, 3 anos atrás, e o prêmio de MVP (jogador mais valioso, "most valuable payer) para Santonio Holmes, numa partida que foi emocionante.
http://br.youtube.com/watch?v=bIN8j67jNkM (melhores momentos)
http://br.youtube.com/watch?v=ped4yd5mEa4&feature=related (a espetacular jogada de James Hamilton)

Ainda neste domingo, em um grande jogo, Rafael Nadal venceu o cansaço e derrotou Roger Federer por 3x2 (parciais de 7/5, 3/6, 7/6, 3/6 e 6x2), se sagrando o primeiro espanhol campeão do Aberto da Austrália de Tenis, evitando ainda o recorde de Federer, que poderia se tornar o maior vencedor de Grand Slam.
http://br.youtube.com/watch?v=6PTqKh-k_EM (melhores momentos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário