sábado, 21 de fevereiro de 2009

Fiorentina

Muitos devem conhecer essa equipe italiana, time da surpresa da última convocação da nossa seleção, Felipe Melo, local onde jogaram recentemente dois grandes jogadores sul-americanos, Dunga e Batistuta. Uma equipe traicional, 2 vezes campeã da Itália, por 6 vezes saiu vitoriosa da Copa da Itália, tendo sido ainda o primeiro time da "Bota" a conseguir chegar na inal da Champions League. Mas poucos sabem de como foram turbulentos seus primeiros anos no século XXI.
Nascida em 1926, a "Associazione Calcistica Fiorentina" não tardou para alcançar a Série A italiana, de onde poucas vezes saiu. Seu último título de expressão foi a Copa da Itália, conquistada na temporada 2000-2001. Tudo parecia bem, mas na temporada seguinte, a equipe termina rebaixada à segunda divisão. Antes fosse apenas isso porque, devido a uma dívida de cerca de 22 milhões de euros, o clube declarou falência, dexando milhares de tocedores na mão. Desaparece assim a maior equipe de Florença. Ou não. Na temporada seguinte, um grupo de investidores funda em sua homenagem e em seu lugar o "Florentia Viola", que é inscrito na séie C2 italiana. Em apenas dois anos, o clube alcança a série A, e passa a usar o nome de Fiorentina, que com a falência da equipe original ficara sem dono. Depois de se envolver no escândalo do futebol da Itália, na última temporada o time se aproveitou do péssimo desempenho do Milan e conseguiu vaga na Champion League.
E assim literalmente renasceu um clube. O novo Fiorentina toma agora o lugar do original, como se nada tivesse acontecido. O que é bom para o futebol, que consegue manter mais uma equipe tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário